top of page

 

  Os navegadores portugueses descobriram a ilha do Porto Santo em 1418, após uma tempestade ocorrida em alto-mar, sendo que a embarcação foi afastada da sua rota, pela costa de África. Depois de muitos dias à deriva pelo alto mar, avistaram uma pequena ilha a que chamaram de Porto Seguro, Porto Santo, pois a mesma salvou a tripulação de Zarco de um destino fatídico.

  Um ano após a descoberta da ilha de Porto Santo, chegam à ilha da Madeira (1419). Julga-se que o seu nome foi atribuído por este último navegador, que apelidou a ilha de ‘Madeira’ devido à abundância desta matéria-prima.

           

 

  O Caniço foi escolhido pelos primeiros povoadores pela proximidade do mar e pelo facto de ser servido por uma grande ribeira.

  A atividade agrícola foi intensa durante os séculos, tendo-se iniciado com o cultivo da vinha e subsequente produção do vinho, entre outras plantações.

 Ao constatarem que a terra era boa para variadíssimas culturas, iniciaram a exploração da cebola que rapidamente se expandiu pela freguesia, começando a ser exportada para a Guiana [Demerara] no mar das Caraíbas, que Simon Bolivar oferecera aos Ingleses.

  Estes passavam de barco pela Madeira, abasteciam-se e a partir daqui, do Caniço, local de passagem obrigatória, levavam os diversos produtos, sobretudo, a cebola.

bottom of page